Visitantes

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Treinamento de Verão reúne em Bastos 60 judocas de quatro regiões do país

Treinamento de Verão reúne em Bastos 60 judocas de quatro regiões do país

 
Reconhecida em nível nacional como a principal academia formadora de judocas nas categorias de base e celeiro de campeões, comandada pelo professor Uichiro Umakakeba, um dos baluartes da modalidade no Brasil, a Associação de Judô de Bastos reuniu 60 atletas e professores de diversas localidades no tradicional Treinamento de Verão, ou Shotyugueiko, como também é conhecido. Realizado entre os dias 23 e 28, o evento teve ainda a participação de 65 judocas locais. Organizado pela associação e promovido pela Federação Paulista de Judô e a 4ª Delegacia de Judô da Alta Paulista, mais uma vez o Shotyugueiko congregou diferentes sotaques no Centro de Treinamento Edison Motoharu Yoshikawa. Estiveram representadas 21 cidades de quatro das cinco regiões do país: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O que faz do judô de Bastos imã de atletas é o aprendizado de novas técnicas de luta, a ampliação do repertório de golpes, o aperfeiçoamento, o contato com intensas atividades voltadas para o melhor condicionamento físico, o aumento das chances de melhor aproveitamento nas competições. No aspecto conceitual, também pesa na decisão desses judocas – alguns oriundos de cidades entre 2.000 e 3.000 quilômetros de distância – de treinar na academia local a oportunidade de absorver a filosofia da associação, alicerçada na disciplina, determinação, dedicação, competitividade e respeito às diferenças culturais.

O alto nível de satisfação dos participantes pode ser medido pelo depoimento de cinco judocas de diferentes regiões do país. Em entrevista à Tribuna, eles enaltecem a sabedoria do mestre Uichiro Umakakeba, que teve ao seu lado os professores Marcos Barbosa, de São Paulo, e Sadao Fleming Mulero, de Ribeirão Pires, no comando das atividades.

Fortaleza

Veterano do treinamento em Bastos, nesta sua sétima participação o professor de judô Luciano Moura Bezerra, 42 anos, viajou novamente 3.000 quilômetros a partir de Fortaleza. Foi de avião da capital do Ceará a São Paulo, onde embarcou em ônibus com destino a Bastos. Em comparação a viagens anteriores para participar do Shotyugueiko, esta foi ‘fichinha’. Nas primeiras vezes veio de ônibus. “Foram quatro dias e meio de estradas até chegar aqui”, lembra. Mas é categórico ao afirmar que “vale a pena o sacrifício”, sob o argumento de que “a técnica rica em detalhes e a maneira como o sensei Umakakeba trabalha o aspecto psicológico estão sendo de fundamental importância para que eu e meus alunos conquistemos títulos”. Há três anos Luciano, professor da Academia Yoshikan, em Fortaleza, traz pupilos para treinar em Bastos.

Maceió

Também residente em uma das capitais do Nordeste, a alagoana Yasmin Valença César Veras, 13 anos, percorreu trajeto de mais de mais de 2.500 quilômetros de Maceió a Bastos, acompanhada de seu pai, Jogelson Júnior, e do professor Manoel Benigno Nascimento, a bordo de avião até Campinas e de ônibus até a Capital do Ovo. A jovem judoca conta que no início do ano passado o trio começou a planejar a viagem, que teve seu professor como maior entusiasta e custeada por meio de patrocínio e ‘paitrocínio’. “Valeu muito ter vindo, pois com as técnicas apuradas do tradicional judô japonês ministrado pelo professor Umakakeba aumento muito minhas chances de conquistas nesta temporada. Além das técnicas, aprendi muito com as lições de vida do sensei”. Yasmin revelou ainda que gostou tanto que pretende voltar ainda neste ano para o Kangueiko - Treinamento de Inverno ministrado em julho.

Primavera do Leste

Por indicação de seu professor, Ray Nunes, que durante um ano integrou o Projeto Bastos, que oferece estada e treinamento a judocas de outras cidades, Cristiano Roberto Matsumoto Matsuda, 18 anos, participou pela segunda vez consecutiva do Treinamento de Verão. Os mais de 1.000 quilômetros que separam Bastos de sua cidade, Primavera do Leste, no Mato Grosso, percorridos a bordo de um ônibus, não foram obstáculo. Pelo contrário, os resultados que Cristiano Roberto obteve na temporada passada, após sua participação no Shotyugueiko 2011, o estimularam ainda mais a voltar. “Depois do Treinamento de Verão no ano passado, conquistei pela primeira vez o Campeonato Estadual do Mato Grosso, o que me rendeu vaga também inédita no Campeonato Brasileiro. Com uma experiência tão positiva como essa, não poderia deixar de voltar e aprender um pouco mais das técnicas apuradas e de todo o conhecimento do mestre Uichiro Umakakeba”, ressalta. “Além disso, em Bastos a gente conhece grandes judocas com os quais podemos trocar importantes experiências”.

Rio de Janeiro

O carioca Gabriel Gomes dos Santos, 16 anos, também participou pela segunda vez do Treinamento de Verão. “Todo judoca que treina com o professor Uichiro Umakakeba tem um diferencial, fica numa posição privilegiada em relação àqueles que não tiveram essa experiência”. Ele fala com autoridade de quem, após passar pelo Shotyugueiko, se habituou a subir no pódio. “Após meu primeiro treinamento em Bastos, no ano passado, fui campeão do Inter-Regional do Rio de Janeiro e faturei duas medalhas de bronze, no Campeonato Abertura e no Estadual, conquistas até então inéditas na minha carreira”, frisa. “O nível do judô de Bastos é muito superior ao do Rio de Janeiro. As dificuldades para vir são muitas, principalmente na parte financeira, mas pretendo voltar muitas outras vezes” antecipa. Atleta do Clube de Regatas do Flamengo e aluno do professor Jorge Kawata, Gabriel trouxe a Bastos seu irmão mais novo e também judoca, Luigi, 15, nesta edição do Treinamento de Verão.

Londrina

Com quatro anos de prática de jiu-jitsu e um de judô, Gustavo Pin Fonseca, 17 anos, de Londrina, Norte do Paraná, traçou como meta principal trilhar o caminho de seu atual professor, Edegar Kimura, que também já teve oportunidade de treinar com Uichiro Umakakeba. “Meu professor disse que foi de fundamental importância para sua carreira os treinamentos que fez em Bastos e isso me motivou”. Manifestou que está muito satisfeito com o que aprendeu. “Além da filosofia de vida do sensei Umakakeba, que é essencial para a formação de um cidadão, o Shotyugueiko oferece aos atletas treinamento forte e muita técnica. Entusiasmado, Gustavo antecipa que pretende voltar “sempre que puder, inclusive para participar do Treinamento de Inverno, já neste ano”.

Matéria e Fotos: Jornal Tribuna


A Atleta Yasmin Valenca e o Técnico Manoel Benigno da equipe MBN judo clube,estiveram em Bastos-SP participando do Shotysugueiko (treinamento intenso de verao).Para a Atleta Yasmin Valenca o treino foi uma fase da sua pré –temporada,e claro muitos aprendizados,já o Técnico Manoel Benigno fez muitos estudos e claro também nao deixou de aprender mais.
O shotysugueiko de Bastos-SP é considerado uns dos melhores,Bastos é um dos maiores centros de treinamento de judo da América Latina.
Estar em Bastos é como se estar em um pedacinho do Japao.Lá eles respiram judo e claro nós respiramos também,é acordar pra treinar e dormi treinando … sem parar,isso é muito bom faz nós ver o quanto somos apaixonados pelo judo.Alagoas nao estar nada distante do judo de alto nivel,tive certeza disso,oque nós falta é recursos,volume de treino e nada mais,temos atletas muito bons e técnicos também.Sao Paulo é o berco do judo brasileiro,lá tem muito gente boa mais aqui em alagoas tambem tem tanta gente boa quanto la. “lá a gente acorda de frente para o tatame (risos) “ – diz o técnico Manoel Benigno.

O treinamento teve 150 participantes e a presenca dos Senseis  : Sada - SP,Sadau - SP,Luciano - CE,Kleber - MT,Erica - MS,Manoel Benigno -  AL,Marcos Barbosa- jiu-jitsu - SP, e claro do Sensei Ushiro Umakakeba.